Home Office Seguro

noticia

O Home Office é uma forma de trabalho remoto que viu uma grande ascensão e adoção nas empresas.

Poder trabalhar do conforto de sua residência pode parecer bastante atraente para o trabalhador e empregador.

Mas ainda assim, o empregado deve ser capaz de acessar tudo que lhe é necessário para executar seu trabalho.

E este se torna um processo contínuo, no qual se verifica o que falta ou poderia ser melhor na rotina do trabalhador e então a tecnologia se adapta á esta realidade, tornando o Home Office mais eficiente.



Problemas do Home Office improvisado

Quando a migração para o trabalho remoto acontece de forma muito brusca, é comum vermos empresas deixando os computadores ligados 24 horas por dia, para que os funcionários possam acessá-los de suas casas.

Porém, desktops não foram feitos para ficarem ligados por tantas horas seguidas, o que ocasiona defeitos em HDs, fontes de energia, e etc. o que irá gerar custos e indisponibilidade do equipamento.

Defeitos em HDs podem ser especialmente danosos se os usuários não possuem o hábito de salvar seus arquivos no servidor, pois a recuperação destes arquivos não é garantida ou ocorre de forma consistente.



Trabalho remoto e a demanda por tecnologia

E-mail, arquivos, sistemas, e garantir a segurança do acesso á estes recursos são necessidades que muitos só percebem a necessidade quando um problema maior ocorre. O Home Office Seguro requer investimento em diferentes soluções que podem ser adotadas ou adaptadas, sendo elas as mais comuns:

  • Conexões privadas (VPN)
  • Serviços de armazenamento em nuvem (OneDrive, Google Drive)
  • Antivírus
  • Criptografia de disco
  • E-mail em nuvem
  • Firewall
  • Desktops virtuais

Estas tecnologias permitem que o usuário consiga acesso á tudo que será necessário para trabalhar e manter a empresa segura de ameaças cibernéticas.

Porém, é necessário aculturar e orientar os usuários acerca do uso dos recursos da TI.

Definir uma Política de Segurança da Informação será de grande ajuda para certificar que os funcionários seguirão as normas de segurança, afim de evitar perdas de dados e invasões.



Inovações para Home Office

Apesar dos modelos convencionais de infraestrutura de TI para Home Office serem simples, sua gestão se torna um problema quando a prática ganha escala.

Centenas de computadores nas casas de colaboradores se tornam uma brecha enorme de segurança.

O problema também se estende á logística de reparos, caso os equipamentos sejam da empresa, gerando alta demanda por mão de obra técnica.

Para solucionar este problema, surge virtualização de desktops, máquinas virtuais que são acessadas pelos funcionários a partir de uma conexão segura.

Os computadores virtuais podem ser reparados com grande facilidade e agilidade pela equipe técnica, reduzindo os custos com mão de obra.

Fonte:fj.com